O Vírus Loapi pode atacar seu smartphone

O Vírus Loapi pode atacar seu smartphone

O Vírus Loapi pode atacar seu smartphone. Isso mesmo, um novo vírus surgiu recentemente e tem causado muitos transtornos para alguns usuários de smartphones.
Bom, pra quem não sabe, um vírus de computador é um software malicioso, geralmente criado aproveitando falhas de  sistema por índividuos que são comumente conhecidos como “hackers”. O Vírus Loapi é um desses softwares maliciosos, a origem dele até então é desconhecida, tendo sido descoberto a menos de 1 mês pela empresa de segurança cibernética Kapersky Lab.
Mas, não são todos os índividuos que estão sujeitos a ação desse vírus, pois até então os únicos afetados foram usuários que fazem uso do sistema operacional android, principalmente aqueles que não se atentam a proteger seus dispositivos e tem o hábito de clicar em anúncios falsos de antivirus, e/ou aplicativos para adultos. Ou seja, este vírus não tem a capacidade de infectar um dispositivo arbitrariamente, de certo modo, o próprio usuário consente, no momento que clica em um falso anúncio infectado.
São vários os problemas gerados, mas os principais são:
  • Permitir a aceitação de publicidade invasiva;
    Controlar as mensagens de texto;
  • Assinar serviços de pagamento via SMS sem deixar rastro;
  • Permitir ataques DDoS, que inundam um site com o tráfego até que ele não possa mais receber visitas;
  • Consumir energia excessivamente, causando danos a bateria.
Além disso, ele força o usuário a excluir softwares anti-vírus, fazendo eles pensarem que o anti vírus é o ” vilão ” da história, e caso mesmo com as notificações o usuário se recuse, o número de notificações aumenta até ele desistir e de fato excluir.
O Resultado de tudo isso é uma grande repercursão no mundo todo, são muitos os dispostivos infectados, principalmente na américa Latina, sendo o Brasil um dos países com mais smartphones infectados..
Caso seu smartphone já tenha sído infectado é meio díficil elimina-lo, mas você pode tentar efetuar a instalação de um anti-vírus de uma marca conhecida. Caso ele ainda esteja a salvo existem algumas precauções para mante-lo neste estado. O que fazer?
É recomendado que :
Desative a opção que permite a instalação automática de aplicativos;
Certifique-se de ter a versão mais recente do seu sistema operacional – as empresas os aperfeiçoam para reduzir vulnerabilidades

 

Gostou da postagem?
Alguma dúvida? Comente!

 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *